Share |

domingo, 18 de abril de 2010

Ensino Médio - Práticas Pedagógicas

O Novo Ensino Médio proposto pelo MEC sugere um currículo voltado para o desenvolvimento de competências, no qual a interdisciplinaridade e a contextualização permeiem a prática pedagógica. Educar para a vida, preparar para o mundo do trabalho, superar o "rótulo" de "antessala da Universidade": este é o papel assumido pelo Ensino Médio.

Neste novo contexto, formar alunos críticos, autônomos e protagonistas, instrumentalizados para múltiplas leituras e possibilidades de intervenção em sua realidade, é tarefa que exige esforço conjunto dos professores. Formados em sua maioria em cursos nos quais as dicotomias teoria/prática e ensino/pesquisa eram a tônica, nossos professores têm dificuldade para refletir, confrontar e reformular suas práticas pedagógicas. O que fazer? Como fazer? Esta angústia se reflete nas falas e na resistência à proposta de mudança.

Um comentário:

  1. GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ É A AUTORA DO TEXTO REFERIDO. CASO NÃO, POR FAVOR, ME DIGA QUEM É O AUTOR E ONDE ENCONTRÁ-LO NA INTEGRA. OBRIGADA.
    MARIA DAS GRAÇAS.

    ResponderExcluir