Share |

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Planejamento da Escola Catete Pinheiro 2010.

PLANO DE CURSO POR DISCIPLINA

ROTEIRO:

Disciplina -

Professor Responsável

Objetivos Gerais da Disciplina

Objetivos específicos da Disciplina

Programa / conteúdos

Metodologia de Ensino

Critérios de Avaliação

Bibliografia Recomendada

Rio Maria,______/ _____/ ________
( data da entrega do programa)


_______________________
Nome e assinatura do professor.



Algumas definições:

Conhecimentos: É o pensamento que resulta da relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto a ser conhecido. Sendo o sujeito o , e o objeto as informações, fatos, conceitos, princípios, sua aplicação, teorias, interpretações, análises, estudos, hipóteses, etc. os quais são descritos no Conteúdo Programático;

Competências: É a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (ponderação, apreciação, avaliação, saberes, capacidades, informações, etc.) para decidir e tomar decisão para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações.

Celso Antunes diz que: “competências são pedras de amolar as facas das inteligências”. Portanto aprender não é simplesmente um armazenamento de informações e sim a capacidade de selecioná-las, com competência, para estruturar e reestruturar sua aplicabilidade e ações;

Habilidades: Referem-se a tudo aquilo que o aluno deve aprender a fazer desenvolvendo suas capacidades intelectuais, afetivas, psíquicas e motoras.•Habilidades gerenciais e administrativas: capacidade de mobilização, autonomia, iniciativa, visão estratégica, administrar recursos, capacidade de articulação e visão sistêmica;

Habilidades pessoais e interpessoais: responsabilidade, capacidade de auto-aprendizado, enfrentar problemas (saber se “virar”), sociabilidade e capacidade de trabalho em equipe, capacidade de expressão oral e escrita, uso da língua estrangeira e liderança, capacidade de avaliar seu próprio trabalho e trabalho dos outros, capacidade de organizar seu próprio estudo, etc.;

Habilidades técnicas: Leitura e expressão por meios gráficos, capacidade de utilizar novas tecnologias visando com criatividade novas aplicações, capacidade de obtenção, avaliação e uso de informações, visão crítica de ordens de grandeza, aplicação de conhecimentos teóricos multidisciplinares a questões práticas, equacionamento e modelagem de problemas, capacidade de realizar uma pesquisa, de formular uma hipótese, domínio e utilização de seus movimentos e de sua ação motora, etc;

Atitudes:
São comportamentos que o apresenta diferentes daqueles que apresentava antes de passar por essa disciplina. Por exemplo: curiosidade científica, perseverança em questionamento, responsabilidade quanto à aprendizagem, consciência crítica frente à realidade, à profissão, aos fatos, acontecimento e teoria, valores que dá ao que conhece, os sentimentos que experimenta diante de fatos e idéias.
Assim, o aluno deverá responsabilizar-se por seus erros e decisões; responsabilidades social e ambiental; aceitar desafios com o auto-gerenciamento de sua formação, promover clima de segurança e participação; ter iniciativa, ser empreendedor; estar sintonizado com os objetivos, políticas e estratégias das empresas em que irá trabalhar; assumir seu próprio futuro; admitir trabalhar com incertezas, ser seguro de si mesmo e postura ética profissional.

OBJETIVO:
O que são objetivos de um plano de ensino?
Objetivos de um plano de ensino são as metas definidas com precisão ou resultados previamente determinados, indicando aquilo que um aluno deverá ser capaz de fazer como conseqüência de se ter desempenhado adequadamente nas atividades da disciplina. São as modificações de atitudes do, as quais são obtidas a partir das experiências educacionais planejadas pelo professor. Tais atitudes são a expressão de conhecimentos, competências, habilidades e atitudes que, antes de cursar a disciplina, o aluno não era capaz de realizar ou, pelo menos de realizar tão bem. (Mazetto).

OBJETIVOS GERAIS:
São os objetivos mais abrangentes, de longo prazo, coerentes com as habilidades, competências e atitudes descritas no perfil do profissional a ser formado, constante no Projeto Pedagógico do Curso.
Para atingir o perfil profissiográfico desejado, o curso de graduação coerente com a sua missão, finalidades e objetivos deve desenvolver conhecimentos, habilidades, competências e atitudes ao longo do curso, através dos conteúdos, práticas, atividades complementares, estágios e em pesquisa e extensão, alicerçados na interdisciplinaridade, em sua articulação e integração e em ações inovadoras.São estruturados por verbos que dão idéia ampla e de difícil mensuração (compreender, saber, atualizar, valorizar, etc.).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
São os objetivos de curto prazo, relativos à seção de conhecimentos, habilidades intelectuais, atitudes e habilidades motoras necessárias a uma determinada área temática; descrição das aprendizagens esperadas. São estruturados por verbos mensuráveis (fazer, escrever, identificar, executar, selecionar, etc.)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
O conteúdo programático é relevante a partir do momento que garante ao educando uma atuação mais eficiente e criativa, constituindo-se em meio e não um fim. Esta seleção de conteúdos deve-se basear em: importância científica de cada assunto, articulação com programas anteriores, seqüência lógica e racionalização de aprendizagem, articulação com o Projeto Pedagógico do Curso.
Tais conteúdos devem ser abordados e trabalhados atribuindo-lhes SIGNIFICADO, portanto a contextualização do assunto com o tempo, espaço e atuação profissional do é fundamental.
METODOLOGIA:
São os meios que o professor utiliza em sala de aula para facilitar a aprendizagem dos alunos, ou seja, para conduzi-los em direção aos objetivos da aula, do conjunto de aulas ou do curso.
Técnicas de ensino que podem ser empregadas:
Aulas expositivas: quadro negro, retro-projetor e power-point;
Seminários para apresentação de trabalhos de pesquisa;
Resolução intensiva de exercícios;
Estudos dirigidos em sala de aula;
Simulações computacionais;Investigação científica;
Problematização; Etc.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

* Diga ao aluno o que espera dele - Os critérios de avaliação devem estar sempre claros. Só quando o estudante sabe os objetivos de cada atividade e o que você espera, ele passa a se responsabilizar pelo próprio aprendizado. Essa prática é ainda mais importante do 6º ao 9º ano, quando há vários professores e é preciso coordenar diferentes maneiras de trabalho.

* Documente os trabalhos significativos Registrar as atividades e guardar as produções mais relevantes é importante para analisar o percurso de cada um e o que foi vivido em sala. Esse material é útil tanto para você orientar as próximas intervenções como para os pais e futuros professores conhecerem a vida escolar de cada estudante.

* Avalie o potencial de aprendizagem. Ao desafiar os jovens com questões sobre o que ainda não foi visto em sala, você analisa o percurso que estão construindo e a relação que fazem entre o conhecimento adquirido e informações novas.

* Compartilhe os erros e os acertos. O principal objetivo das avaliações não deve ser atender à burocracia, ou seja, determinar as notas a ser enviadas à secretaria. A função delas é mostrar a você e à meninada o que foi aprendido e o que ainda falta. Por isso, compartilhe os resultados pontuando os erros e mostrando como podem ser revistos.

*Na hora de avaliar, note três aspectos: o avanço de todo o grupo, as mudanças de cada estudante e o aprendizado dele em relação à turma.”Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

*Use a avaliação para mudar o rumo. Propostos durante todo o ano, provas, seminários, relatórios e debates mostram o que a garotada aprendeu ao longo do processo. Essas ferramentas só são úteis quando servem para você redirecionar a prática e oferecer pistas sobre novas estratégias ou como trabalhar conteúdos de ensino.

* Reflita sobre sua atuação para melhorar. A autoavaliação é preciosa para ajudar a perceber fragilidades. Todos os dias, ocorrem situações que permitem repensar o trabalho em sala e o contato estabelecido com a equipe e a família.

3 comentários:

  1. Planejamento da Escola Catete Pinheiro 2010.
    PLANO DE CURSO POR DISCIPLINA

    ROTEIRO:

    Disciplina - LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO E LITERATURA

    Professor Responsável - Alzira Fernandes (Irmã Angelita)

    Objetivos Gerais da Disciplina
    Revisar e aprofundar conteúdos abordados na séries anteriores de acordo com a grade curricular oficial, os propostos pelo ENEM ou encaminhados pelas universidades para o vestibular de Português, Literatura e Redação.

    Objetivos específicos da Disciplina
    1. Sedimentar o conteúdo teórico com informações, exercícios e criações.
    2. Chamar atenção para aspectos peculiares que ocorrem nos vestibulares.
    3. Refletir sobre aspectos literários, gramaticais e problemas lingüísticos e redacionais com produções e resoluções.
    Programa / conteúdos
    1. Leitura e Interpretação
    2. Produção de texto em suas diversas formas e apresentação dinâmica individual e grupal.
    3. Conhecimento, compreensão e análise de textos representativos de cada movimento literário, estilos de época e particularidades dos autores.
    4. Apresentar conceitos, exercícios e propostas de redação estimulando o estudante através de discussões a questionar fatos, opiniões, conjunturas para desenvolver a postura crítica, consciente e atuante.
    Metodologia de Ensino

    Critérios de Avaliação

    Bibliografia Recomendada

    Rio Maria,_14_/ __02_/ __2010.
    ( data da entrega do programa)

    _ALZIRA FERNANDES (Irmã Angelita)
    Nome e assinatura do professor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei fazer o plano no blog da coordenadora pedagógica.
    A coiusa tá moderna e chic.
    Parabéns Catete e EMÍLIA!
    VIVA!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Sirley, e estou precisando do e-mail da secretaria desta ESCOLA. pois estudei há alguns anos atrás, e hoje estou em Uberlândia terminando o curso de pedagogia mas, preciso urgentemente do meu histórico,(ensino médio) pois o que eu entreguei na faculdade está muito apagado. por favor entre em contato comigo se possível
    lemos.sirley@yahoo.com.br

    ResponderExcluir