Share |

terça-feira, 19 de junho de 2018

NICHOS DE ATUAÇÃO DE COACHING


Por Emília Carvalho

No decorrer do curso e mediante algumas pesquisas, identificamos que o mercado de coaching é basicamente dividido em Personal Coaching (Coaching Pessoal), Life Coaching (Coaching de Vida) e Executive & Business Coaching (Coaching Executivo e de Negócios).
 José Roberto Marques, em seu artigo “Quais os Tipos de Nichos de Coaching”, esclarece que Coaching Pessoal, Personal Coaching e Life Coaching são modalidades similares de Coaching, onde um profissional atua junto com seu cliente e Executive and Business Coaching está relacionado ao mundo corporativo, desenvolvimento de empresas, organizações e pessoas em cargos de liderança.
Ressalta que o coaching é uma ferramenta flexível e pode ser adaptada a qualquer nicho, que então o coach pode atuar como: Coach de Relacionamentos; Coach de Família; Coach de Atletas; Coach de Adolescentes; Coach de Crianças; Coach de Sucesso; Coach de Comunicação; Coach de Vendas; Coach de Liderança; Coach de Negócios; Coach de Carreira, Coach Espiritual; Coach de Gestores; Coach de Orientação Profissional, Coach de Planejamento; Coach para Emagrecimento, Coach das emoções, Coach Espiritual, Coach de Férias, dentre inúmeros outros.
Importa saber que independente do nicho de atuação, o coaching é um processo que visa a aumentar o desempenho de um indivíduo, trazendo efeitos positivos, utilizando-se de técnicas, ferramentas e metodologias conduzidas por um profissional em uma parceria sinérgica e dinâmica entre as partes. Felicidade, realização e satisfação profissional estão alinhadas com fazer o que se gosta. Olhar para dentro de si e entender as próprias motivações, habilidades e limitações, e analisar se estas estão coerentes com os objetivos de vida pessoal e profissional é o primeiro fundamento associado ao processo de coaching.
As pessoas, os clientes, em determinados momentos da vida, podem se encontrar em momentos com ausência de propósitos e não se sentirem realizados, assim, hora ou outra, irão procurar por um Coaching de Vida, buscando evoluir pessoalmente, identificar seus talentos e habilidades, descobrir sua missão de vida, encontrar o equilíbrio pessoal e profissional, de forma a mais viver integralmente, dai a necessidade de estarmos prontos para ajudá-los, enquanto coaches, preparados em um nicho de atuação especifica ou de um modo geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário