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terça-feira, 19 de junho de 2018

COACHING


Emília Carvalho - Life Coaching

A partir dos vários conceitos abordados, percebe-se que o coaching é uma metodologia que valoriza a ação, foco e resultados, ênfase nos processos de aprendizagem e desenvolvimento e aprimoramento de competências. O coaching é um processo no qual coach e coachee identificam objetivos, traçam metas e estabelecem os pontos que indicarão o sucesso. O coach, através do uso das suas técnicas e habilidades, presta assessoria, estimula, apoia e acompanha todo este processo, de modo a garantir que o rumo definido durante as sessões com seu cliente seja seguido e que obstáculos que possam surgir no caminho sejam superados.
Coaching é, ainda, um processo de autoconhecimento, por meio do qual o Coachee identifica pontos fortes e pontos de melhoria e ainda desenvolve novas competências e habilidades, que o ajudarão na concretização de seus objetivos. Além disso, o Coachee aprende a reconhecer e superar obstáculos e adversidades, desenvolvendo uma postura mais positiva frente às dificuldades. Desta forma podemos considerar que a essência do coaching é ajudar o indivíduo a resolver seus problemas e a transformar o que aprendeu em resultados positivos para si e para a equipe a qual lidera. Assim, seu aprendizado é ampliado para seu grupo de trabalho e, daí, para a coletividade organizacional (O’NEIL, 2001).
Ouvir na essência é uma disposição interna de nos desligarmos de nós, da nossa história e das nossas crenças e nos conectarmos profundamente com o outro, entrando em seu mundo e, por alguns instantes, perceber o mundo pelos seus sentidos, gerando rapport, ou seja, uma conexão ou sintonia entre líder e liderado que faz aumentar a confiança e o compromisso, permitindo o desenvolvimento de um bom trabalho.
Podemos concluir que essas habilidades adquiridas com o coaching ajudam a compreender as pessoas, podendo auxiliar em resolução de conflitos, tanto na vida pessoal ou profissional, seja no sentido de convivência com as pessoas ou no modo de ver a realidade, seja nas tomadas de decisões ou no aprimoramento dos talentos e das competências. A produtividade aumenta, melhora a qualidade dos relacionamentos interpessoais, desenvolve responsabilidade de liderança, aprimora a comunicação e a desempenho profissional, dentre outros benefícios.

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