Share |

terça-feira, 19 de junho de 2018

CINE COACHING - Conversando com Deus


Resenha do Filme Conversando com Deus
Por: Emília Carvalho - Coach 


Este filme é uma adaptação do livro de Neale Donald Walsch, “Conversando com Deus”, o qual narra  conta a história de quando, no pior momento de sua vida, Walsch (Henry Czerny), fez a Deus algumas perguntas bem difíceis. Ao contar sua própria história, Walsch conseguiu  inspirar e transformar a vida de muitas pessoas.
O ator principal sofreu um acidente de carro e quebrou o pescoço, começando assim um estado de decadência financeira e espiritual. Não conseguia mais prover seu sustento, chegando ao ponto de mendigar, se sentindo cada vez mais fracassado, o que faz crescer sua raiva e amargura, mesmo capacitado para retomar suas atividades foi duramente rejeitado em todas as situações onde procurou emprego e ajuda por esses motivos o mesmo passou a questionar a existência de Deus.
Em um determinado dia, naqueles que a sorte nos olha e sorri, Neale encontra um jornal de empregos e liga para um classificado, neste momento ele encontra uma Coah, uma funcionária da rádio, chamada Leara, passa então a uma brilhante atuação ressignificando sua vida, ajudando-o com conselhos e sugestões. O filme retrata algumas questões cruciais para o embasamento de uma sessão de Coaching e também para a formação do Coach, dentre elas as perguntas poderosas: O que realmente importa, quais são as formas de ver a vida que trazem felicidade e plenitude?  Qual nossa missão nessa vida? Qual o significado de nossas experiências, de nosso sofrimento e de nossa alegria?
Ao se questionar sobre o que seria necessário ele fazer para ter a vida que tanto deseja e começa a ter uma grande intimidade com Deus e a ouvir Sua voz. Ele começa então a escrever um livro sobre seus “encontros com Deus” e coloca o título de Conversando com Deus e mais tarde consegue publicá-lo e se torna um palestrante, retomando assim sua vida e seguindo seu caminho e tomando suas decisões baseado naquilo que é melhor para si mesmo (autoconhecimento). A “voz” faz alusão ao fato de que todos têm as respostas de seus problemas dentro de si mesmo. Daí a importância da busca por mudar o mundo (Vida Significativa) com o compartilhamento das vivências de Neale, bem como o valor de sua gratidão por aqueles que o ajudaram a ter sucesso.

NICHOS DE ATUAÇÃO DE COACHING


Por Emília Carvalho

No decorrer do curso e mediante algumas pesquisas, identificamos que o mercado de coaching é basicamente dividido em Personal Coaching (Coaching Pessoal), Life Coaching (Coaching de Vida) e Executive & Business Coaching (Coaching Executivo e de Negócios).
 José Roberto Marques, em seu artigo “Quais os Tipos de Nichos de Coaching”, esclarece que Coaching Pessoal, Personal Coaching e Life Coaching são modalidades similares de Coaching, onde um profissional atua junto com seu cliente e Executive and Business Coaching está relacionado ao mundo corporativo, desenvolvimento de empresas, organizações e pessoas em cargos de liderança.
Ressalta que o coaching é uma ferramenta flexível e pode ser adaptada a qualquer nicho, que então o coach pode atuar como: Coach de Relacionamentos; Coach de Família; Coach de Atletas; Coach de Adolescentes; Coach de Crianças; Coach de Sucesso; Coach de Comunicação; Coach de Vendas; Coach de Liderança; Coach de Negócios; Coach de Carreira, Coach Espiritual; Coach de Gestores; Coach de Orientação Profissional, Coach de Planejamento; Coach para Emagrecimento, Coach das emoções, Coach Espiritual, Coach de Férias, dentre inúmeros outros.
Importa saber que independente do nicho de atuação, o coaching é um processo que visa a aumentar o desempenho de um indivíduo, trazendo efeitos positivos, utilizando-se de técnicas, ferramentas e metodologias conduzidas por um profissional em uma parceria sinérgica e dinâmica entre as partes. Felicidade, realização e satisfação profissional estão alinhadas com fazer o que se gosta. Olhar para dentro de si e entender as próprias motivações, habilidades e limitações, e analisar se estas estão coerentes com os objetivos de vida pessoal e profissional é o primeiro fundamento associado ao processo de coaching.
As pessoas, os clientes, em determinados momentos da vida, podem se encontrar em momentos com ausência de propósitos e não se sentirem realizados, assim, hora ou outra, irão procurar por um Coaching de Vida, buscando evoluir pessoalmente, identificar seus talentos e habilidades, descobrir sua missão de vida, encontrar o equilíbrio pessoal e profissional, de forma a mais viver integralmente, dai a necessidade de estarmos prontos para ajudá-los, enquanto coaches, preparados em um nicho de atuação especifica ou de um modo geral.

COACHING


Emília Carvalho - Life Coaching

A partir dos vários conceitos abordados, percebe-se que o coaching é uma metodologia que valoriza a ação, foco e resultados, ênfase nos processos de aprendizagem e desenvolvimento e aprimoramento de competências. O coaching é um processo no qual coach e coachee identificam objetivos, traçam metas e estabelecem os pontos que indicarão o sucesso. O coach, através do uso das suas técnicas e habilidades, presta assessoria, estimula, apoia e acompanha todo este processo, de modo a garantir que o rumo definido durante as sessões com seu cliente seja seguido e que obstáculos que possam surgir no caminho sejam superados.
Coaching é, ainda, um processo de autoconhecimento, por meio do qual o Coachee identifica pontos fortes e pontos de melhoria e ainda desenvolve novas competências e habilidades, que o ajudarão na concretização de seus objetivos. Além disso, o Coachee aprende a reconhecer e superar obstáculos e adversidades, desenvolvendo uma postura mais positiva frente às dificuldades. Desta forma podemos considerar que a essência do coaching é ajudar o indivíduo a resolver seus problemas e a transformar o que aprendeu em resultados positivos para si e para a equipe a qual lidera. Assim, seu aprendizado é ampliado para seu grupo de trabalho e, daí, para a coletividade organizacional (O’NEIL, 2001).
Ouvir na essência é uma disposição interna de nos desligarmos de nós, da nossa história e das nossas crenças e nos conectarmos profundamente com o outro, entrando em seu mundo e, por alguns instantes, perceber o mundo pelos seus sentidos, gerando rapport, ou seja, uma conexão ou sintonia entre líder e liderado que faz aumentar a confiança e o compromisso, permitindo o desenvolvimento de um bom trabalho.
Podemos concluir que essas habilidades adquiridas com o coaching ajudam a compreender as pessoas, podendo auxiliar em resolução de conflitos, tanto na vida pessoal ou profissional, seja no sentido de convivência com as pessoas ou no modo de ver a realidade, seja nas tomadas de decisões ou no aprimoramento dos talentos e das competências. A produtividade aumenta, melhora a qualidade dos relacionamentos interpessoais, desenvolve responsabilidade de liderança, aprimora a comunicação e a desempenho profissional, dentre outros benefícios.